A Bala que Matou Caim?

Mais uma vez os trabalhadores da Educação de Santana do Ipanema pega sua cruz e segue. Os professores da rede municipal e pessoal de apoio, a exemplo do que ocorreu com os trabalhadores da Educação do estado de Alagoas, inicia mais uma luta por reconhecimento, valorização dos seus serviços prestados, de salários defasados. Da aprovação do Piso Salarial Nacional. De reconhecimento nesta luta que é insana.

É luta árdua. Como se não bastasse, são os que fazem educação nesse país motivo de chacota. Uma senhora que se dizia professora que apareceu inicialmente na internet, depois em rede nacional se dizendo defensora dessa causa na verdade não passava de uma correligionária de um partido político tentando atrair a atenção. Teve seu momento de fama.

E nós? Educadores de verdade? Que estamos e continuamos, todos os dias realmente no batente? Na sala de aula correndo muitas vezes riscos de vida. Há uma espécie de cultura espalhada aos quatro ventos: “TUDO PARA O EDUCANDO!” É uma maldita cultura da permissividade em detrimento do vilipêndio de valores morais. De uma completa extinção dos valores morais, sociais, cristãos e do respeito ao mais velho e ao profissional seja qual for a função que se exerça. Isso existia no tempo dos nossos pais.

Não tem quatro décadas havia respeito aos mais velhos: Fosse ele pai, professor, engraxate, varredor de rua. Havia a cima de tudo respeito! Os mais novos respeitavam os mais velhos.Hoje infelizmente vemos e ouvimos pais dizendo que não “podem” mais com os seus filhos. Sobra pra quem? Nós educadores? Sociedade? Hoje em dia o que vemos é uma espécie de: VAMOS DIZER UMA COISA E FAZER EXATAMENTE OUTRA! A exemplo das propagandas do governo “enfeitando a baiana” uma propaganda enganosa( e milionária!). Querendo passar a idéia que a sociedade deva valorizar o professor, aí vem com musiquinhas e gingles. E na prática o que vemos, um Piso Nacional que passa cinco anos(desde 2006) tramitando no Congresso Nacional e no Senado Federal. Finalmente é aprovado, reconhecido, sancionado pelo presidente e pasmem: Simplesmente não se cumpre! Ninguém está nem aí se é lei!

Isso mostra como infelizmente não temos políticos sérios. Não temos opção em quem votar. Votamos nos menos ruins. E pior! Elegemos por pura revolta analfabetos pra legislar e executar leis neste país do “faz-de-conta”. Como fizeram com o palhaço Tiririca. Não sabe nem assinar o nome. E olhe que é presidente da Comissão de Projetos para a Educação! Pode?

Em Santana do Ipanema, não é diferente. Outro dia, um vereador desta atual gestão, que faz oposição a atual administração do poder executivo Dra. Renilde Bulhões. Ao fazer uso da tribuna. Pra dizer que nada o intimidava, teria dito:

-Ela tá pensando o quê? Que é a bala que matou Caim?


Fabio Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário